terça-feira, 16 de agosto de 2011

EXPRESSÕES FIGURADAS

   Existem várias expressões em língua portuguesa as quais usamos a todo momento e não percebemos o significado literal delas. Observe a imagem abaixo:


   O autor do site as chamou de figuras de linguagem. Prefiro usar expressões figuradas para não confundir com aquelas que estudamos para a prova de Literatura (hipérbole, metáfora, catacrese, prosopopeia...). Muitas delas até podem servir como exemplo de alguma figura, mas não necessariamente a serão.

   Sendo assim, tomei a liberdade de pensar em outras expressões tão interessantes quanto essas.

BATER AS BOTAS --> Simbolizando a morte, seria interessante imaginar alguém literalmente praticando tal ação. Talvez para limpar alguma sujeira ou algo do tipo.

CHAMANDO O HUGO --> Donde será que tiraram essa expressão? Talvez pelo som produzido quando alguém "chama o Hugo" (corresponde a vomitar, caso alguém não saiba/lembre)? Se for isso, é um belo exemplo de expressão onomatopeica.

COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA --> Essa é fácil: uma pulga atrás da orelha faria com que a gente a coçasse. Logo, imitaria o sinal característico de preocupação, a coçadinha atrás da orelha.

MATANDO TEMPO --> Alguém me explica como se mata o tempo? Se tiver como, eu quero saber fazer nascer tempo também, porque ultimamente ele anda curto para dar conta de tudo que a gente tem para fazer!

O FULANO SE ENCONTRA? --> Não, ele está perdido ainda. Por que raios inventaram que perguntar se alguém "se encontra" é mais chique do que simplesmente perguntar se "está"?

ACERTAR NA MOSCA --> Não entendeu essa? Tente acertar um tapa numa mosca e você entenderá. Algumas pessoas tem técnicas infalíveis para isso, inclusive.

   Sei que existem várias outras, mas não vou me estender. Acho um exercício interessante refletir e brincar com o sentido denotativo e o conotativo de tais expressões. Exercitam a nossa percepção do sentido, tão necessária para provas de vestibular. 

   Beijos!!!

4 comentários:

  1. boooa! uehueheuh muito boom o blog lauro! parabéns! uasuhusa

    ResponderExcluir
  2. eu adorei vai me ajudar na prova de literatura kkkk BJSSSS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi professor eu me chamo EMILLY mais gosto q me chamem de lili adoro suas aulas me ajudam na prova de literatura rsrsrs é serio kkkkkkkkkk tchau bjssss

      Excluir
  3. muito legal obrigada por me ajudar a estudar para a prova

    ResponderExcluir