terça-feira, 21 de agosto de 2012

SUJEITO ORACIONAL

   Uma das orações mais importantes a serem identificadas em provas de vestibular é a Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. Afinal, como é uma oração que tem papel de sujeito, a sua classificação pode interferir em outros conteúdos, como a concordância verbal.

   Para identificar um sujeito oracional, isto é, um sujeito sob a forma de oração, o aluno deve estar atento primeiramente ao fato de que toda oração substantiva pode ser substituída por um termo (normalmente, usa-se o "genérico" ISSO). Após, é necessário verificar se essa oração realmente desempenha o papel de sujeito. Para isso, basta analisar se o termo que falta na oração principal é o sujeito. Observe a tirinha:

   
   Você consegue encontrar os dois sujeitos oracionais que existem na tirinha? Uma boa maneira é tentar encontrar o sujeito de todos os verbos que compõem o texto. As duas ocorrências do verbo "seria" ficarão aparentemente sem sujeito.

   No primeiro balão, quem é o sujeito do verbo "seria"? O que seria bom?

SERIA BOM SE AS PESSOAS FOSSEM COMO OS CÃES

   Resposta: seria bom "ISSO" = se as pessoas fossem como os cães.


   No terceiro balão, quem é o sujeito do verbo "seria"? O que seria bem legal?

PODER FAZER XIXI EM QUALQUER LUGAR TAMBÉM SERIA BEM LEGAL.

   Resposta:  "ISSO"  seria bem legal  = poder fazer xixi em qualquer lugar.

   As duas orações diferem apenas pelo fato de que a segunda está REDUZIDA de infinitivo, enquanto a primeira é introduzida pela conjunção integrante SE.

   Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário