domingo, 20 de outubro de 2013

O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

   Seguindo o ritmo do ENEM, vamos com um gênero que esteve presente nas últimas cinco provas de Linguagens: o anúncio publicitário.

   É extremamente provável que sejam cobradas as principais características de um anúncio publicitário, baseadas em algum exemplo na prova. Sendo assim, destaquemos as características comuns a esse gênero textual:


--> TÍTULO: com jogo de palavras, figuras de linguagem, intertextualidade.

--> IMAGENS: atrativas, direcionadas para o objetivo do anúncio.

--> OBJETIVO: vender um produto, pedir ajuda da população.

--> ESTRUTURA: frases curtas, objetivas, diretas.

--> IDENTIFICAÇÃO: do produto ou da marca, sempre em destaque.

   Sendo assim, vejamos alguns exemplos de propagandas e campanhas publicitárias.


   Nesta propaganda do dicionário Aurélio, destaca-se a ambiguidade da expressão "pra burro", que pode designar um superlativo - indicando que o dicionário é muito bom - ou o público ao qual o dicionário se destina - indicando que o dicionário é bom para pessoas que não conhecem o significado de muitas palavras. Obviamente, nesse caso, o foco da propaganda é chamar atenção pelo humor, pois chamar os possíveis clientes de "burros" não seria uma estratégia muito interessante.


   O produto a ser vendido é o carro CELTA. Para anunciá-lo, o autor da reportagem escolheu o famoso personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, famoso por trocar o "R" pelo "L". Aproveitando-se da intertextualidade, o personagem diz que o carro é a escolha certa, ao trocar as letras a palavra assume a mesma forma do nome do carro. Assim como na outra propaganda, percebe-se o objetivo claro de venda do produto.


   Além das propagandas, são comuns na prova também as campanhas publicitárias. Nessa campanha para estimular o não uso de drogas, o autor apropriou-se da polissemia da palavra "carreira", que pode designar uma profissão a ser seguida ou uma relação direta com a droga.

   Aproveite o domingo sem fazer nada na internet para jogar no google a expressão "propagandas criativas" ou "publicidades criativas" ou "campanhas criativas" e divirta-se com mais alguns exemplos. Pode parecer bobagem, mas é um ótimo estudo para a prova do domingo que vem.

   Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário